React Native do Zero ao Profissional

Tempo de leitura: 5 minutos

Que tal criar aplicativos nativos para Android e iOS, com React Native, do Zero ao Profissional?

Segundo dados da 28º Pesquisa Anual de Administração e Uso da Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada FGV-SP, até o final desse ano, o Brasil terá 1 smartphone em uso por habitante.

Ou seja, teremos 208 MILHÕES de Smartphones em uso. Incrível né?

Pesquisa Smartphone FGV 2017

A pesquisa organizada pelo professor Fernando Meirelles, leva em conta apenas o número de aparelhos em uso, e não as vendas de smartphones no País.

Houve um crescimento de 17% na comparação com os dados da pesquisa do ano anterior.

Como a gente já sabe, o nosso smartphone deixou de ser um simples aparelho a muito tempo.

Ele se tornou um computador de mão poderoso, com vários Apps para gerenciar o nosso dia a dia. Apps como Uber para se locomover, Apps para acessar nossa conta no banco, Apps de redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, jogos, e outras milhares de opções.

Essa evolução constante faz com que a demanda por programadores de Apps para smartphone aumente exponencialmente a cada dia.

Como eu sempre digo, o futuro é digital e quem dominar isso vai estar sete passos a frente.

O problema ao desenvolver Apps nativos…

A grande “propaganda” utilizada pelas empresas Apple e Google para valorizar suas linguagens e ambiente de desenvolvimento (Swift/Objective-C e XCode para iOS e Java e Android Studio para Android) é a qualidade, desempenho e a interface de usuários dos aplicativos nativos.

Por causa dessas características, os desenvolvedores tendem a optar por desenvolver um aplicativo para cada plataforma, de forma nativa. Ou seja, trabalho em dobro!!

É mais caro investir em desenvolvedores iOS e Android, para entregar aplicativos para essas plataformas, do que investir em apenas uma equipe especialista em React Native, por exemplo.

Além disso, não podemos deixar de considerar os custos relacionados a manutenção. As principais VANTAGENS do aplicativo nativo são:

  1. Uso dos recursos do dispositivo de forma direta;
  2. Desempenho superior, por conta do acesso nativo as APIs;
  3. UI ideial, próximo do que o usuário espera.

No entanto, temos algumas DESVANTAGENS como:

  1. Custos mais altos de desenvolvimento e manutenção, demandando mais pessoal e tempo para manter os códigos iOS e Android separadamente;
  2. Linguagens de programação diferentes para as plataformas, o que pode gerar aplicações com comportamentos distintos.

 

Resolvendo o problema entre as plataformas!!

React Native - Android e iOS

Por conta dos problemas mencionados acima, surgiram os Frameworks para desenvolvimento híbrido, como por exemplo o Cordova e o Manifold.js. Eles permitem “compilar” o mesmo projeto (código fonte) em ambas as plataformas.

Mas, nem tudo são flores… 🙁

Esses frameworks utilizam HTML, CSS e JavaScript. Eles operam em cima de uma “WebView”, ou em termos mais leigos, o que o usuário vê no final é uma página Web simulando uma aplicação nativa.

Dessa forma, o desempenho é inferior e a interação gráfica com o usuário pode não ser satisfatória.

Foi aí que o REACT NATIVE, revolucionou e veio para resolver esse problema.

O código gerado pelo React pode ser reaproveitado em até 100% entre as plataformas, fazendo com que o custo e duração do projeto caia pela metade.

E o melhor?

Ele compila o projeto nativamente, aproveitando 100% dos recursos do dispositivo e sistema operacional. O desenvolvedor tem acesso nativamente a toda API.

Aprendendo React Native, do Zero ao Profissional

React Native do Zero ao Profissional

O React Native é um Framework baseado no já aclamado React, desenvolvido pela equipe “modafoca” do Facebook, possibilitando o desenvolvimento de aplicações mobile, tanto para Android quanto para iOS.

Quem são os “caras” que usam React Native? 😎

Você pode clicar aqui para ver diversos cases. São EMPRESAS GIGANTES, como por exemplo:

  • O Facebook;
  • O Instagram;
  • O Skype;
  • A Tesla;
  • O Walmart;
  • O SoundCloud;
  • O Wix;
  • E outros mais…

E as Vantagens? 🤔

As principais vantagens de uma aplicação nativa, construída com React Native, sobre uma aplicação simulada (WebView) são:

  • Uma melhor experiência para o usuário;
  • O carregamento do aplicativo é mais rápido e leve;
  • Tem uma melhor integração com os recursos do dispositivo (câmera, giroscópio, biometria, etc);
  • Acesso nativo a todas APIs.
  • Tem maior segurança;
  • E melhor performance no geral.

Tá legal, me convenceu, como eu faço para aprender PASSO A PASSO?

Como a gente tá nesse papo sobre tecnologia, a minha SUGESTÃO é você estudar através de um CURSO ONLINE, com videoaulas passo a passo, ministrado por um especialista da área.

Assim você terá mais flexibilidade nos estudos, bastando ter acesso a Internet e um computador, tablet ou smartphone para acessar as videoaulas.

Eu to aprendendo com o prof. Bonieky através desse curso: React Native do Zero ao Profissional.

Curso React Native do Zero ao Profissional

A gente aprende tudo passo a passo, literalmente! 🙂

Vai desde os conceitos básicos, para quem nem sabe ainda o que é código, até a programação mais avançada e profissional. O legal é que tem muita aplicação PRÁTICA.

Nós vamos desenvolver diversos projetos práticos, inclusive criar “cópias” de Apps como Instagram, Whatsapp, Uber, etc. Show de bola né? 🙂

São 22 módulos de puro conhecimento. E a tendência do professor é incluir cada vez mais conteúdo para gente.

O curso abriu a primeira turma a pouco tempo e a inscrição tá com DESCONTO MEGA ESPECIAL para quem se inscrever AGORA, na pré-venda.

E teu RISCO É ZERO!! Você tem GARANTIA DE 30 DIAS.

Se você se inscrever, e por algum motivo, não interessa qual, quiser desistir, é só pedir tua grana de volta, que o prof. Bonieky te devolve 100% do seu investimento, sem mimimi. 🙂

Não deixa essa oportunidade passar, pois em breve essa turma fecha e a promoção acaba (e volto a dizer é um belo desconto ein).

Clica AGORA aí no botão abaixo para conhecer mais detalhes sobre o curso, e se te interessar, aproveita para se inscrever e já ter acesso imediato ao conteúdo exclusivo:

Eu quero me Inscrever Agora →

E não deixe de curtir, comentar e compartilhar com a sua galera Geek combinado? Se você já é inscrito, pode deixar um comentário sobre o que tá achando do curso. 😉

 

Avaliação Geral
Data
Avaliação
51star1star1star1star1star
Rating: 3.8. From 4 votes.
Please wait...

Comentários

comentários