Entenda a diferença entre Mega (bit e byte) da sua velocidade de Internet

Tempo de leitura: 2 minutos

Então você aí todo felizão porque contratou 100 MEGA de velocidade de de Internet né? Netflix se que prepare (e Jack Sparrow também, se é que me entende)… Mas antes de ligar seu Torrent eu preparei esse rápido artigo para que você entenda a diferença de Megabit e Megabyte na sua Internet.

Bora entender um conceito básico de informática:

O Bit é a unidade mais simples de armazenamento, enquanto o Byte equivale a 8 bits.

Isso significa que um megabit é 8 VEZES MENOR do que um megabyte.

Passando isso para números:

  • Um kilobyte (1Kb) equivale a 1.024 bytes (8.192 bits) e um kilobit equivale a 1.024 bits.
  • Um megabyte (1Mb) equivale a 1.024 kilobytes (8.388.608 bits) e um megabit equivale a 1.024 kilobits (1.048.576 bits).

Resumindo a Ópera:

Você levou coelho por lebre! 🙁 🐰

As pessoas são acostumadas com tamanhos de arquivos, ou seja, medida em megabytes, gigabytes, etc (1mb, 300mb, 3gb…).

Porém A VELOCIDADE DE TRANSFERÊNCIA são medidas em BITs por segundo, não em Bytes.

Se você acha que vai baixar um arquivo de 100 megabytes (100mb) em 1 segundo só porque tem o plano “100 Mega” está enganado. Na realidade vai demorar 8 vezes mais que isso (supondo que faça o download na velocidade máxima contratada), ou seja, oito segundos.

Agora imagine um arquivo maior, de 10 gigabytes (o que é normal hoje em dia, principalmente em plataformas de streaming e P2P como o Youtube, Netflix e torrents):

Para baixar esses 10 gigas de pura diversão, seriam necessários 103 segundos, ou 1 minuto e 43 segundos.

Mas como estamos falando de megabits por segundo (velocidade de transferência), o tempo REAL para download será oito vezes maior: 824 segundos que equivale a “eterna espera” de quase 14 minutos!!

Sentiu a diferença? Essa agora doeu até no bol$o né? rs

E para piorar, nenhuma operadora garante 100% da velocidade contratada. Segundo dados da ANATEL (Relatório de Qualidade da Banda Larga Fixa 2017), as operadoras entregaram apenas 65% da meta de qualidade estabelecida para a Internet Brasileira. Com isso, você acaba pagando caro, por uma conexão que te deixa na mão quando você mais precisa.

Então CUIDADO quando a operadora oferece planos por “Mega”, uma medida inexistente que engana a grande maioria dos consumidores. Nessa, muitas pessoas ficam insatisfeitas com a velocidade da Internet e sabem o motivo, e essa pode ser uma das explicações.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Comentários

comentários